Teses & Dissertações

 

  1. ALBUQUERQUE, M. R. Efeitos da combinação entre estrutura de prática e frequência de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras. Belo Horizonte, 2010. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  2. AMBRÓSIO, N. F. A. Processo adaptativo em aprendizagem motora: um estudo centrado nas diferenças individuais do desempenho da fase de estabilização e adaptação. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo. (Texto Completo em PDF).
  3. APOLINÁRIO-SOUZA, T. Aprendizagem motora: O papel do córtex motor primário. Belo Horizonte, 2014. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  4. BENDA, R. N. Variabilidade e processo adaptativo na aquisição de habilidades motoras. São Paulo, 2001. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo. (Texto Completo em PDF).
  5. BRUZI, A. T. O efeito do número de demonstração na aprendizagem de um habilidade motora discreta. Belo Horizonte, 2006. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  6. COCA UGRINOWITSCH, A. A. Efeito de diferentes faixas de amplitude de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras. Belo Horizonte, 2008. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  7. COSTA, C. L. A. Estrutura de prática e nível de desenvolvimento motor na aprendizagem da habilidade especializada. Belo Horizonte, 2015. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  8. COUTO, C. R. Efeitos do nível de estabilização do desempenhos na adaptação a perturbações imprevisíveis inseridas após o início do movimento. Belo Horizonte, 2012. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  9. CRUZ, M.P. Os efeitos as combinações de duas faixas de amplitude de conhecimento de performance na aquisição de uma habilidade motora. Belo Horizonte, 2016. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  10. DUTRA, L. N. Efeitos do nível de dificuldade da meta de grupo em aprendizagem motora. Belo Horizonte, 2007. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  11. ENNES, F. C.M. Efeitos da combinação de Demonstração, Instrução Verbal e Freqüência de Conhecimento de Resultados na Aquisição de Habilidades Motoras. Belo Horizonte, 2004. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais (Texto Completo em PDF).
  12. FERNANDES, L.A. Os efeitos da modulação hemisférica nas assimetrias manuais: inibição inter-hemisférica e aumento da excitabilidade hemisférica. Belo Horizonte, 2016. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  13. FIALHO, J. V. A. P. A Prática Constante-Aleatória: Efeitos da Manipulação e do Tipo de Perturbação no Processo Adaptativo em Aprendizagem Motora. Belo Horizonte, 2007. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  14. FIGUEIREDO, L. S. Efeitos do envolvimento do aprendiz na aquisição de habilidades motoras com conhecimento de resultados autocontrolado. Belo Horizonte, 2014. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  15. FONSECA, F.S. Os efeitos do nível de estabilização do desempenho na adaptação a perturbações perceptivas imprevisíveis. Belo Horizonte, 2009. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  16. FONSECA, F.S. Nível de estabilização do desempenho e padrão da velocidade do objeto móvel: efeitos sobre o controle visuo-motor na interceptação. Belo Horizonte, 2015. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  17. FONSECA, M.A. Influência da quantidade de prática no estudo de freqüência de conhecimento de resultados na aquisição de habilidades motoras. Belo Horizonte, 2013. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  18. GALLO, L. G. Magnitude e estrutura da variabilidade de desempenho na aquisição de uma habilidade motora de apontamento. Belo Horizonte, 2013. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  19. GOMES, T. V. B. Efeitos da prática mental na aquisição de habilidades motoras em sujeitos novatos: eficaz, insuficiente ou inexistente? Belo Horizonte, 2006. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  20. GOMES, T. V. B. Efeitos da prática mental na adaptação motora a perturbações previsíveis e a perturbações imprevisíveis. Belo Horizonte, 2014. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  21. GONÇALVES, W. R. Efeitos do conhecimento de performance visual em uma freqüência autocontrolada na aprendizagem de uma habilidade esportiva , 2006. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  22. JANUÁRIO, M. S. Efeito da combinação de diferentes estruturas de prática na aquisição de habilidades motoras, 2011 Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  23. LAGE, G. M. Efeito de diferentes estruturas de prática na aprendizagem de habilidades motoras. Belo Horizonte, 2005. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  24. LAGE, G. M. Associação entre impulsividade e controle motor. Belo Horizonte, 2010. Tese (Doutorado). Instituto de Ciências Biológicas - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  25. LEITE C. M. F. Efeitos da distribuição da prática sobre a aquisição de habilidades motoras por adultos jovens e idosos . Belo Horizonte, 2008. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  26. MARINHO, N. F. S. Efeito da dificuldade da meta na aprendizagem motora em sujeitos orientados à tarefa. Belo Horizonte, 2009. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  27. MATOS, C. O. Efeitos das combinações de prática constante-variada na aprendizagem da habilidade motora saque do voleibol. Belo Horizonte, 2017. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  28. NOGUEIRA LAHR, S. L. Desenvolvimento do controle postural na senescência. Belo Horizonte, 2015 Tese (Doutorado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  29. OLIVEIRA, F. S. Efeitos da prática autocontrolada e estruturação de prática na aquisição de habilidades motoras em virtude da complexidade da tarefa. Belo Horizonte, 2010 Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  30. PALHARES, L. R. Efeitos da combinação do intervalo de atraso e freqüência relativa de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras seriadas, 2005. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  31. PROFETA, V.L.S. Nível de estabilização na resposta a perturbações imprevisíveis: efeitos sobre o feedback corrente e o feedforward. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto completo em PDF).
  32. PORTES, L. L. S. Aspectos estruturais da variabilidade no processo de aprendizagem de uma tarefa de controle de força isométrica. Belo Horizonte, 2014. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  33. RIBEIRO-SILVA, P.C. Influência do contexto de prática esportiva orientada no desenvolvimento motor global de crianças. Belo Horizonte, 2016. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  34. SANTOS, B. R. Aquisição de habilidades motoras de diferentes contextos com mesma demanda. Belo Horizonte, 2017. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  35. TORRES, N. L. Estrutura de prática e esforço cognitivo: um estudo eletroencefalográfico. Belo Horizonte, 2017. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  36. UGRINOWITSCH, H. Efeitos do nível de estabilização do desempenho e do tipo de perturbação no processo adaptativo em aprendizagem motora. São Paulo, 2003. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física e Esporte - Universidade de São Paulo. (Texto Completo em PDF).
  37. VIEIRA, M. M. Efeitos dos intervalos de tempo de apresentação de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras, 2006. Dissertação (Mestrado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).
  38. VIEIRA, M. M. O efeito de diferentes formas de redução de fornecimento de conhecimento de resultados (CR) na aquisição de habilidades motoras com demandas distintas, 2012. Tese (Doutorado). Escola de Educação Física Fisioterapia e Terapia Ocupacional - Universidade Federal de Minas Gerais. (Texto Completo em PDF).